CANAL DE ENERGIA DO PULMÃO

Os pulmões controlam o Qi (energia) e a respiração, comunicam e regulam as vias dos líquidos e controlando a difusão e descida destes. Os pulmões ligam-se ao nariz e refletem-se na pele, nos pelos e penugem. 

ATENDIMENTOS: as pressões da vida, os relacionamentos, acarretam constrição do ciclo respiratório, comprometendo o canal do pulmão. Mais tarde a pessoa estará vivenciando tristeza e dificuldade no relacionamento. 
Atendo muitas pessoas com esse problema, não se posicionam em determinados ambientes, como: familiar, profissional, escolar, etc.. Essas pessoas sofrem caladas, devido a incapacidade de se impor, deixam-se levar pelo controle de outros. A tonificação do canal interrompe o ciclo de opressão a pessoa muda até sua postura física, o respeito ocorre dentro e fora. Experimente. Estimule e constate sua mudança.

EMOÇÃO

Relaciona-se com o desprender-se do passado, com a formação de laços duradouros, adquirindo sabedoria ao aprender a crescer com cada relação. Contribui para a participação da vida e formação de novos laços, sem adquirir os bloqueios pelo medo da perda. Auxilia no processo do pesar, contribuindo na dissolução de ligações e vínculos antigos, gerando espaço para coisas novas. 

FUNÇÃO 

  1. DIRIGIR A RESPIRAÇÃO - assimila o ar puro e descarta o ar turvo de dentro do corpo.
  2. CONTROLAR A DIFUSÃO, A PURIFICAÇÃO E A DESCIDA, COMUNICAR E REGULAR AS VIAS DOS LÍQUIDOS - quando o Qi do pulmão não consegue dirigir-se para baixo, aparecem os refluxos, as congestões nasais, líquidos e mucos sobem e tendem acumular na cabeça ou no tórax. Curiosidade: o Qi que desce dos pulmões, bem como os Fluidos Corpóreos (Jin Ye) é enviado para o Rim, o qual retém. Quando esse movimento não ocorre, devido a vários fatores, o Qi acumula no tórax causando tosse, dispneia e plenitude torácica. Quando o pulmão é afetado por essa interrupção no envio, poderá ocasionar desequilíbrio na recepção do Qi pelo Intestino Grosso, ocasionando constipação. 
  3. PULMÃO TEM O NARIZ COMO ABERTURA E SE REFLETE NA PELE, NO PELO E PENUGEM - os fatores patogênicos invadem o pulmão, pelo nariz e pela pele. Quando entra pelo nariz e pela boca, ocasiona obstrução nasal, rinite e perda parcial do olfato. O acúmulo de calor nos pulmões ocasiona asma e movimentos das asas nasais. Quando o Qi do pulmão está fraco e insuficiente, a pele e os pelos tornam-se secos e sem brilho. 
  4. DISPERSÃO - o pulmão dispersa o Qi defensivo e os Fluidos Corpóreos (Jin Ye) de todo o organismo para o espaço entre a pele e os músculos. Assim, defendo o organismo dos fatores patogênicos exteriores. ATENÇÃO: o Vento-Frio exterior obstrui a pele impedindo que o Qi defensivo se espalhe, desse modo acontece acúmulo em determinados locais, como: nariz obstruído, pulmão cheio, cabeça explodindo, etc..
  5. REGULAR A PASSAGEM DAS ÁGUAS - pulmão direciona os Fluidos Corpóreos para o Rim, o qual recebe e devolve uma parte para o pulmão, a fim de que o mesmo mantenha o corpo umedecido. O pulmão excreta os Fluidos Corpóreos por meio da sudorese ou da urina.
  6. CONTROLA PELE E PELOS CORPÓREOS -  o pulmão manifesta-se nos pelos corpóreos, abastece a pele e pertence ao outono. Portanto, esta é a estação mais propensa aos problemas pulmonares. 

SOOJI CHIM - Acupuntura nas Mãos 

Trajeto do Canal de Energia do Pulmão

FONTE: KIM, D.S. Tratamento por acupuntura pela mão:
1. ed. São Paulo: Roca, 2000.

ESTÍMULO

Para estimular, utilize o dedo indicador da mão oposta. 

Você também poderá utilizar cotonete, bastão de cristal, palito de dente, fósforo, massageador de mão, outros. Não importa o material, importante é produzir a sensibilidade da área. 

Faça movimentos suaves no sentido de ir e vir, produzindo sensação de cócegas. Essa sensibilização despertará o canal de energia , ativará o meridiano e com a prática diária restabelecerá o sistema. 

Faça ao acordar. 



Mulheres inciam o movimento na mão direita e homens, na mão esquerda.


               Com o dedo indicador da mão esquerda estimule a mão direita (mulheres, homens mão e dedo opostos). Inicie na palma da mão (P1) e vá seguindo em direção ao dedo anelar, até atingir o último ponto (P11). Repita o movimento por mais duas vezes ou até sentir a região sensibilizada. Após sentir a sensibilidade como cócegas, passe para o outro canal da mesma mão. Ao terminar a mão direita, faça o mesmo procedimento na mão oposta.

REPETIÇÕES

                      Você poderá passar para a próxima mão, isto é, se iniciou na direita passe para a esquerda ou alternar as mãos, fazendo uma mão por dia. Por exemplo, um dia na mão direita e no dia seguinte na mão esquerda.

Vale realçar que esse estímulo deve ser feito pela manhã. Geralmente, o tempo é curto na parte da manhã, portanto a técnica deve estar ajustada a rotina. Poderá ser feita antes de levantar, no banheiro, na mesa do café ou até mesmo no congestionamento, mas faça. 

Por meio dela, o meridiano se harmoniza e você consegue obter os benefícios do canal. 


FONTE: KIM, D.S. Tratamento por acupuntura pela mão:1. ed. São Paulo: Roca, 2000.

FONTE: Chonghuo, T. Tratado de medicina chinesa: 1. ed. São Paulo: Roca, 2000.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PONTO B2 - Bexiga 2

O PODER DA COMUNICAÇÃO DO INCONSCIENTE NA LIDERANÇA

CANSAÇO, DEPRESSÃO E PERDA DE AUTOESTIMA - Yang do RIM