CANAL DE ENERGIA DA BEXIGA
São relevantes as considerações sobre o canal da bexiga para a medicina tradicional chinesa - MTC. Além de ser responsável pelo armazenamento e excreção da urina, para a MTC participa na transformação dos Fluidos Corpóreos.
Desequilíbrios no Canal da Bexiga edema na parte inferior do corpo, a perna incha, os líquidos acumulam.
ATENDIMENTOS: tratei de uma mulher jovem com problemas circulatórios nas pernas e varizes. Ela possuía cistite crônica e cansaço. Após liberar as vias das águas e aquecer os rins com moxa, obteve alívio sintoma. O tratamento foi mantido pela orientação da dieta embasada no princípio oriental.
Distúrbios circulatórios devem ser analisados como um todo, depende do quadro geral. Deve-se levar em consideração o emocional, a dieta, a rotina e outros. Caso contrário os fatores responsáveis não serão tratados, obtém-se melhoras temporárias, mas a origem do problema continua.
EMOÇÃO
Desequilíbrio na bexiga provoca emoções negativas, como: ciúmes, desconfiança e rancor por um longo período.
Clareia o cérebro e melhora a capacidade de centralização da mente e de concentrar o pensamento com nitidez.
Clareia o cérebro e melhora a capacidade de centralização da mente e de concentrar o pensamento com nitidez.
FUNÇÃO
- REMOVER A ÁGUA POR MEIO DA TRANSFORMAÇÃO DO QI - A bexiga trabalha junto com Intestino Delgado na transformação dos fluídos corpóreos. Ela necessita do Yang do Rim, isto é, do aquecedor inferior para garantir a passagem das águas na parte inferior do organismo.
SOOJI CHIM - Acupuntura nas Mãos
Trajeto do Canal de Energia da Bexiga
FONTE: KIM, D.S. Tratamento por acupuntura pela mão: 1. ed. São Paulo: Roca, 2000. |
ESTÍMULO
Para estimular, utilize o dedo indicador da mão oposta.
Você também poderá utilizar cotonete, bastão de cristal, palito de dente, fósforo, massageador de mão, outros. Não importa o material, importante é produzir a sensibilidade da área.
Faça movimentos suaves no sentido de ir e vir, produzindo sensação de cócegas. Essa sensibilização despertará o canal de energia , ativará o meridiano e com a prática diária restabelecerá o sistema.
Faça ao acordar.
Mulheres inciam o movimento na mão direita e homens, na mão esquerda.
Com o dedo indicador da mão esquerda estimule a mão direita (mulheres, homens mão e dedo opostos). Inicie no dedo médio (B1) na parte dianteira, vá seguindo em direção a parte posterior do dedo médio, descendo até palma da mão, continuando pelo polegar e posteriormente pelo indicador, até atingir o último ponto (B50 da fig.) de ambos. Repita o movimento por mais duas vezes ou até sentir a região sensibilizada. Após sentir a sensibilidade como cócegas, passe para o outro canal da mesma mão.
REPETIÇÕES
Você poderá passar para a próxima mão, isto é, se iniciou na direita passe para a esquerda ou alternar as mãos, fazendo uma mão por dia. Por exemplo, um dia na mão direita e no dia seguinte na mão esquerda.
Vale realçar que esse estímulo deve ser feito pela manhã. Geralmente, o tempo é curto na parte da manhã, portanto a técnica deve estar ajustada a rotina. Poderá ser feita antes de levantar, no banheiro, na mesa do café ou até mesmo no congestionamento, mas faça.
Por meio dela, o meridiano se harmoniza e você consegue obter os benefícios do canal.
FONTE: Maciocia, G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: 1.ed. São Paulo: Roca, 1996
FONTE: KIM, D.S. Tratamento por acupuntura pela mão:1. ed. São Paulo: Roca, 2000.
Comentários
Postar um comentário