CANAL DE ENERGIA DO INTESTINO GROSSO
INTESTINO GROSSO (Dachang)
Conecta-se ao Intestino Delgado (Xiaochang) pelo íleo e em sua extremidade inferior pelo ânus. Sua função fisiológica é transmitir os alimentos digeridos e excretá-los. Recebe alimentos e líquidos proveniente do Intestino Delgado, após absorção de uma parte destes Fluidos Corpóreos (Jin Ye) e transforma em matéria fecal para excretá-los.
A maioria das funções atribuídas ao Intestino Grosso relaciona-se ao Baço (Pi), pois este controla a transformação e transporte por todo o sistema digestório, incluindo o Intestino Grosso.
Pulmão (Fei) e Intestino Grosso estão relacionados interna e externamente. O Qi do Pulmão descende para fornecer Qi na execução do peristaltismo. A interrupção dessa descendência acarreta o ressecamento das fezes. E, nesse caso, não adianta ingerir líquidos para umedecer as fezes, pois o problema está no Qi do pulmão, deve-se realizar exercícios aeróbicos e tonificação do sistema para regularização do quadro.
ATENDIMENTOS: um adolescente procurou-me para tratar acne. Seu problema era tão aparente que ele não queria frequentar o colégio. Acarretou uma série de comprometimentos sociais, tais como: diminuição desempenho nas notas, exclusão dos amigos, chacotas, isolamento, etc..
Seu isolamento apenas agravou o quadro. A conduta agravou o prejuízo da sua capacidade respiratória, comprometendo ainda mais o Qi do pulmão.
A orientação foi atividade física de expansão da caixa torácica - natação e aumento da ingestão de água e alimentos com caldo. Exclusão de churrascos e alimentos assados também foi importante na recuperação da derme.
Em três meses, o quadro havia normalizado, seu corpo estava trabalhado e sua autoestima recuperada. Era outra pessoa.
Portanto, analisar a origem do problema é fundamental. A indicação é individualizada e o resultado eficiente.
EMOÇÃO
O Intestino ajuda a clarear a mente, principalmente após muito estudo ou trabalho mental.
Acalma o estresse emocional generalizado, especialmente em pessoas irritadas, com hiperatividade do Yang do Fígado.
Quando a pessoa constipa o intestino por muito tempo, isto é, fica com ele preso, adquire mal humor, os famosos enfezados = cheios de fezes.
FUNÇÃO
- REMOVE O CALOR NO SANGUE - evitando uma série de problemas, como: inflamações, erupções cutâneas, etc..
- LIMPAR O SANGUE - o bom funcionamento impede o ciclo de retorno tóxico sistêmico.
- REMOVE VENTO FRIO E VENTO CALOR - problemas crônicos devem ser tratados no início com a liberação do Qi do Intestino.
SOOJI CHIM - Acupuntura nas Mãos
Trajeto do Canal de Energia do Intestino Grosso
|
ESTÍMULO
Para estimular, utilize o dedo indicador da mão oposta.
Você também poderá utilizar cotonete, bastão de cristal, palito de dente, fósforo, massageador de mão, outros. Não importa o material, importante é produzir a sensibilidade da área.
Faça movimentos suaves no sentido de ir e vir, produzindo sensação de cócegas. Essa sensibilização despertará o canal de energia , ativará o meridiano e com a prática diária restabelecerá o sistema.
Faça ao acordar.
Mulheres inciam o movimento na mão direita e homens, na mão esquerda.
Com o dedo indicador da mão esquerda estimule a mão direita (mulheres, homens mão e dedo opostos). Inicie no dedo indicador (IG1) da mão direita, mulheres, vá seguindo em direção ao dorso da mão, e suba pelo dedo médio até atingir o último ponto (IG20). Repita o movimento por mais duas vezes. Após sentir a sensibilidade como cócegas, passe para o outro canal da mesma mão, iniciando pelo dedo anular da mão direita (ponto IG1) e terminando no dedo médio (IG20).
PRÁTICA
O estímulo deve ser feito pela manhã. Geralmente, o tempo é curto na parte da manhã, portanto a técnica deve estar ajustada a rotina. Poderá ser feita antes de levantar, no banheiro, na mesa do café ou até mesmo no congestionamento, mas faça.
Ao praticar, o meridiano harmoniza-se,
você obtém os benefícios do canal.
FONTES:
Maciocia, G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: 1.ed. São Paulo: Roca, 1996
ROSS, J. Combinações dos Pontos de Acupuntura : 1. ed. São Paulo: Roca, 2003
KIM, D.S. Tratamento por acupuntura pela mão:1. ed. São Paulo: Roca, 2000
KIM, D.S. Tratamento por acupuntura pela mão:1. ed. São Paulo: Roca, 2000
Chonghuo, T.
Tratado de medicina chinesa: 1.
ed. São Paulo: Roca, 2000.
Comentários
Postar um comentário