SUPOSTOS BÁSICOS DE BION

O MECANISMO INDIVIDUAL 

A exposição desse tema é baseada nas minhas vivências de coordenação em grupos de WhatsApp. 


Pergunta
Você já participou de algum grupo de WhatsApp 
o qual desejou sair? 

Se sim, ótimo. Você, assim como a maioria das pessoas, têm sofrido a mesmice de grupos improdutivos e inconsistentes.

Mas, você já se perguntou o motivo? 
O que faz com que esses grupos se tornem improdutivos?

A resposta é simples: reside nas emoções básicas armazenadas na memória do indivíduo (saiba mais em: artigo). Essas vivencias refletem comportamentos destrutivos, ainda mais quando essa pessoa interage em grupo.







Para Bion, psicanalista britânico, pioneiro em dinâmica de grupo, esse conflito possui raiz na teoria freudiana, a qual tenta explicar os fenômenos grupais através da libido. 

Descomplicando
Apesar do termo libido, atualmente, estar relacionado ao desejo sexual, para Freud representava a energia psíquica geral. A pessoa que possui a libido trabalhada, não apenas mantém seu desejo sexual, como também o desejo à vida e às pessoas.
Torna-se um ser humano vivido, motivado e desejoso de experimentar a vida em sua plenitude. 




Embasado nessa tese freudiana, Bion postulou a  teoria em três pressupostos básicos. Identificou três tipos de "padrões de comportamento" próprios dos fenômenos de mentalidade de grupo, seguem:

DEPENDÊNCIA


O indivíduo do grupo, agindo segundo este padrão de comportamento, disputa a atenção do líder e pode sentir "culpa pela voracidade" com que o faz. Ele freqüentemente considera suas experiências insatisfatórias e insuficientes para lidar com a realidade, desconfia da sua capacidade em aprender pela experiência. Seu sentimento mais freqüente são os de inadaptação e frustração (à vida, às suas experiências etc., e não apenas ao grupo).

- Ambiente Virtual - 
Sabe aquela pessoa no grupo que só fala com o administrador?
Vive mandando mensagem no inbox para cativar a atenção do mesmo?
As fotos fofas, os bons dias insistentes, correntes, etc.. todos contatos com intuito de chamar atenção do administrador.
Pois é, essas são as pessoas dependentes, as quais nunca estão satisfeitas consigo mesmas. Tendem ao "puxa saquismo" facilmente percebido pelo grupo. Assim que o grupo percebe o comportamento do dependente, exclui-o, reforçando o sentimento de inadaptação do indivíduo, 

ACASALAMENTO OU PAREAMENTO


O grupo de acasalamento foi inicialmente observado em pares que conversavam assuntos diversos, à parte, sem que o grupo se incomodasse com eles ou chamasse a sua atenção, aceitando-os. Eles pareciam-se com casais de namorados, embora não tratassem de nenhum assunto de conteúdo explicitamente sexual.

- Ambiente Virtual - 
O grupo possui um tema, mas determinados participantes montam sua panelinha própria e fogem ao tema. Os outros se incomodam e esperam que alguém traga o assunto de volta. Esse tipo de indivíduo necessita de limite. 
Em minhas experiências, notei que a melhor forma de adaptar esse indivíduo a proposta do grupo é: trazê-lo para consciência das suas atitudes, questionando-o sobre os mecanismos de compensação. Pois, essas pessoas desejam atenção momentânea, as quais posteriormente levam ao quadro de vazio às propostas em suas vidas. 

LUTA E FUGA


O terceiro pressuposto básico é o de luta-fuga e pode ser exposto da seguinte forma: "estamos reunidos para lutar com alguma coisa ou dela fugir".

Os membros do grupo discutem sobre pessoas ausentes, ignoram outras atividades, que não sejam este debate infrutífero. Eles acreditam, ou agem como se acreditassem, que o bem estar individual é menos importante que a continuidade do grupo.

- Ambiente Virtual -
É o indivíduo que não está no lugar em que ele está. Sempre foge ao tema do grupo. Luta por um ideal ou uma causa de forma voraz, fazendo valer os seus princípios. São pessoas com suas causas políticas, ecológicas, racistas, etc.. Criam uma espécie de blindagem para não falarem das próprias frustrações, pois acreditam que o sentimento às causas é nobre e resistem em enxergar o próprio abandono, a causa pessoal. 

Essas são as três características mais comuns nos grupos virtuais, merecem atenção e aprendizado em laboratório, devem ser tratadas. Caso contrário a pessoa viverá em um ciclo de repetições inadequadas à sua vida e ao convívio social. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PONTO B2 - Bexiga 2

O PODER DA COMUNICAÇÃO DO INCONSCIENTE NA LIDERANÇA

CANSAÇO, DEPRESSÃO E PERDA DE AUTOESTIMA - Yang do RIM